Blog Single Post

25

julho

graos_VV

Umidade favorece a cultura de grãos no RS

De acordo com a Emater/RS, os produtores de trigo, canola, cevada e linhaça podem ter boas perspectivas com a safra 2016/2017. As chuvas que ocorreram no início de julho beneficiaram essas lavouras, agora em fase final de implementação. O trigo, principal grão da estação, está semeado em quase todo Estado, faltando apenas algumas áreas no Sul do estado e nos Campos de Cima da Serra.

A umidade do solo facilitou o trabalho dos produtores que puderam intensificar o plantio, especialmente de culturas mais vigorosas que poderiam ser prejudicadas se a terra estivesse árida. Com isso, 88% da lavoura projetada para este ano está coberta. Tais condições do solo, possibilitaram, ainda, uma melhor aplicação de fertilizante nitrogenado em coberturas e de herbicidas.

A situação é satisfatória, mesmo que a partir de agora chova com pouca intensidade. Assim como a linhaça na Região das Missões, outras sementes que ainda não haviam germinado reagiram com a umidade, como a cevada que sofreu com a seca de junho, mas agora está em estágio vegetativo e já apresenta plantas coloridas e saudáveis.

Com as águas do começo de julho, estima-se uma produtividade satisfatória de plantas: entre 900 e 1.200 kg/ha.